1 Coríntios 16

1Agora vou tratar da questão do “dinheiro para ajudar os irmãos na fé em necessidade.” Eu lhes darei as mesmas orientações que dei para as igrejas na província da Galácia.

2No primeiro dia da semana, todos vocês devem separar certa quantia do dinheiro que ganharam. Quando eu estiver aí com vocês, não quero que haja qualquer coleta de dinheiro.

3Quando eu chegar, escreverei cartas de recomendação para quem vocês escolherem, e eles levarão as suas doações para Jerusalém.

4Se eu conseguir ir também, eles poderão ir comigo.

5Depois que eu visitar a província da Macedônia, planejo ir vê-los. Eu viajarei pela Macedônia,

6e pode ser que eu fique com vocês por algum tempo, talvez durante o inverno. E depois, vocês poderão me ajudar na minha viagem para onde eu estiver indo.

7Dessa vez, eu não quero ir para vê-los e apenas fazer uma visita breve. Eu espero que possa ficar por um tempo maior com vocês se, assim, o Senhor permitir.

8No entanto, ficarei aqui em Éfeso até o dia de Pentecostes,

9pois surgiu uma grande oportunidade para mim aqui, embora muita gente esteja contra mim.

10Mas, se Timóteo chegar aí, garantam que ele não terá nada a temer ao estar com vocês, pois ele está trabalhando para o Senhor, exatamente como eu estou.

11Não deixem que ele seja desprezado. Peço que vocês o ajudem a continuar a sua viagem, para que ele venha me encontrar em paz, pois tanto eu quanto os outros irmãos e irmãs esperamos por ele.

12Quanto ao nosso irmão Apolo, eu o incentivei a ir vê-los, juntamente com outros irmãos, mas ele não estava disposto a ir nesse momento. Ele irá visitá-los assim que possível.

13Fiquem atentos. Permaneçam firmes em sua fé em Deus. Tomem coragem. Sejam fortes.

14Qualquer coisa que resolvam fazer, façam com amor.

15Quero que saibam que Estéfanas e sua família foram os primeiros cristãos convertidos na província da Acaia. Eles se dedicaram a ajudar o povo de Deus. Peço a vocês

16que aceitem a liderança deles e que respeitem todas as pessoas que ajudam no trabalho com dedicação.

17Eu estou contente por Estéfanas, Fortunato e Acaico terem chegado aqui, pois eles fizeram o que vocês não puderam fazer, por estarem ausentes.

18Eles têm sido uma grande fonte de incentivo para mim e para vocês. Pessoas assim merecem o devido reconhecimento.

19As igrejas da Ásia enviam saudações. Áquila e sua esposa, Priscila, juntamente com a igreja que se reúne na casa deles, também enviam saudações.

20Todos os irmãos e irmãs daqui desejam felicidades a vocês. Cumprimentem-se com um beijo de irmão.

21Sou eu mesmo, Paulo, que escrevo esta saudação.

22Quem não ama o Senhor deveria ser excluído da igreja. Venha, Senhor!

23Que a graça do nosso Senhor Jesus Cristo esteja com vocês!

24Que meu amor esteja com vocês todos, em Cristo Jesus! Amém!